terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Ah! As férias!


Que delícia, não é?


Nunca me esqueço de quando entrava de férias da escola. Daquela primeira manhã de férias! Não ter de ir à escola, fazer lição, estudar para as provas! Mas eu demorava para me acostumar! Muitas vezes, até sonhava que estava na aula… acordava e via que tinha o dia inteirinho para brincar!


As férias são como um horário de intervalo, o recreio do ano! É nesse tempo que os nossos saberes aprendidos se acomodam, são digeridos e transformados em conhecimentos! Interromper é importante para aprender! É aquele respiro que nos dá fôlego, força e até vontade de começar tudo de novo!


Ficar de pernas para o ar é bom! Brincar sozinho, com amigos, no prédio, na rua, no campo ou no mar! Mas ler também é bom! Escolha um bom livro, desses que podem te inspirar! Inclusive para brincar de ser os personagens dos livros! Vá ao cinema assistir a bons filmes. Escute música. Cante muito!


Corra pela areia da praia, sinta as ondas batendo no corpo. Mergulhe bastante na água! Durma tarde, durma cedo, acorde, brinque de novo! Conheça a sua cidade! Ruas, avenidas, parques, museus, desenhos em parede estão por todos os lados! Fotografe!


Compartilhe suas imagens. Escreva uma poesia! Leia poesias! Tome sorvete, coma batata frita e uma saladinha para compensar! Preste atenção no barulho da chuva, do vento nas árvores, no pássaro que sempre esteve em sua janela, mas você não tinha tempo de admirá-lo!


Converse muito! Fale sobre seus sonhos! Cultive-os! Esses sonhos que se sonham acordados, sabe? Regue suas plantinhas, plante outras! Ande de bicicleta, faça uma pipa, jogue bolinha de gude. Convide sua família para brincar com você. Pode ser um jogo, uma aventura, ver televisão de mãos dadas, qualquer coisa que fique melhor quando há alguém querido por perto!


Curta muito, cada instante! E nos conte como tem aproveitado suas férias! Mande-nos dicas de passeios, brincadeiras, jogos! Não se esqueça de nos visitar no Mundo do Sítio! É um bom lugar para passar as suas férias também!


Até o dia 4 de janeiro! Boas festas para cada um de vocês!
Marcelo.

Marcelo Cunha Bueno é consultor do Mundo do Sítio, desde o começo do site. Acompanhou a criação da Terra Encantada da Sabedoria, Biblioteca do Visconde e o jogo Brincaderia. Além disso, é dono da escola Estilo de Aprender, em São Paulo, e colunista da Revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário